Durante séculos, a Europa viu-se no centro do mundo, e desenhou-se a si própria no meio de sucessivos planisférios. O mundo girava à volta da política e da economia europeias, e os valores europeus eram vistos como universais.
Mas duas Guerras Mundiais abalaram a Europa e reduziram-na a ruínas, emergindo os Estados Unidos como super-potência ocidental, em Guerra Fria com a União Soviética. E eis que a queda da União Soviética elevou os EUA à condição de super-potência única.
A queda da União Soviética criou um mundo mais multipolar, e a Ásia e o Pacífico têm emergido como novos epicentros da política e economia globais.
A China e a Índia, mas também Singapura ou a Coreia do Sul, e mesmo o Japão, são actores globais que não podem ser ignorados e, no caso da China e da Índia, cada vez mais se afirmam como grandes potências.
Vasco d'Orey, jovem politólogo, já viveu no Japão e já viajou pela Ásia e tem pensado e estudado as implicações destes novos desenvolvimentos.
Nesta tertúlia Vasco d'Orey vem partilhar connosco algumas conclusões a que chegou, sobre 'A Emergência da Ásia nas Relações Internaciais'.
Sem comentários:
Enviar um comentário